sábado, 21 de fevereiro de 2009

PRESIDENTE DO STF PROFERIRÁ PALESTRA NESTA QUINTA EM TERESINA


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, estará em Teresina na próxima semana.

Ele ministrará uma palestra na quinta-feira (26), na faculdade Novafapi, sobre a "Advocacia Voluntária". Trata-se de uma excelente oportunidade para que estudantes e profissionais de Direito possam se atualizar no tema e trocar informações. O evento está marcado para às 10h30.

Expandir o acesso à Justiça através de advogados voluntários é uma das principais metas deste ano do CNJ, presidido também por Gilmar Mendes. O objetivo é atender presos de baixa renda e impulsionar demais questões de Direitos Humanos. Ele justifica a necessidade de incentivar a advocacia voluntária devido ao pequeno número de defensores públicos. São 5 mil em todo o Brasil para atender 400 mil presos. “Ainda que se multiplique este número por dez, seria insuficiente para atender a demanda”, disse o ministro em matéria no site do CNJ.

O ministro vem destacando na imprensa os mutirões carcerários realizados este ano no Rio de Janeiro, Maranhão, aqui no Piauí e no Pará, que possibilitaram a liberdade de mais de 1.000 presos, e garantiu que eles serão mantidos em 2009.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem colaborando no sentido de evitar o que chama de “espetacularização” das ações da Polícia Federal, ao aprovar uma resolução que recomenda evitar o uso de nomes das operações da Polícia Federal nos processos judiciais.

Uma das principais preocupações do ministro é manter as ações que garantam um Judiciário ao alcance de todos, viabilizando a continuidade de programas de interesse da sociedade como o Movimento Nacional pela Conciliação, o Movimento pelo Registro Civil e o Cadastro Nacional de Adoção.

Fonte: site oficial da OAB/PI

1 comentários:

felipesantolia25@gmail.com 21/02/2009, 18:02  

Vou buscar informações junto aos organizadores da Palestra do Ministro Gilmar Mendes e publicar aqui no blog. Me parece uma excelente oportunidade para todos nós.

O tema, atualmente ocupando grande espaço na mídia e gerador da polêmica dos resultados das correições do CNJ, nos trará um entendimento mais expressivo, já que teremos a oportunidade de aferir os argumentos de um dos autores da medida.

Assim que tiver de posse das informações estarei publicando aqui para ciência de todos.

Postar um comentário

Seu comentário é muito valioso e servirá de embasamento para novos questionamentos. Obrigado por participar!

  ©Template by Dicas Blogger.