sábado, 21 de fevereiro de 2009

FILOSOFIA É A DESBANALIZAÇÃO DO MUNDO!


A vida toda a Filosofia, ou Logosofia conforme o atual modismo, sempre surgiu a minha frente como um demônio, a quem não demonstramos afeição e nem tão pouco desejo de envolvimento.

Esta Ciência sempre me pareceu bastante densa, sisuda, com intermináveis leituras bibliográficas e respirando perguntas como "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?" (Risos).

Entretanto, na qualidade de romântico inveterado, tenho que professar amor à primeira vista diante da Filosofia...

Estou convicto que, pela intensa participação de todos nas aulas, não trago sozinho deste sentimento de curiosidade e de olhar debruço em novo ângulo.

**********

"A Filosofia é a ciência do presente e do futuro, porque encerra uma nova e insuperável forma de conceber a vida, de pensar e sentir, tão necessária na época atual para elevar os espíritos acima da torpe materialidade reinante".

(Fonte: Sabedoria Logosófica).
**********

O texto das apostilas que adquirimos, dividido em três capítulos, é puro tesouro em informações e em detalhes das Eras de Ouro da Filosofia. Ainda assim, além da leitura impressa, é recomendável um mergulho nas incontáveis variações oferecidas em sites, blogs e portais na rede.

A Filosofia engatinhou até os arredores do Século IV a.C. (?) na Grécia Antiga. Neste período, o qual chamamos de Clássico, pensadores associavam a vida, o mundo e as coisas presentes nele à estórias e argumentos fantasiosos, sobrenaturais, coloridos com intensa magia e divindade.

Se ia chover ou não, o vinho, a fertilidade, a fartura ou o insucesso da lavoura enfim, a existência em si devia-se sempre a deuses, feitiços e quiméricos.

Foi só a partir de então, na passagem para o Período Pré-Socrático (ou Cosmológico) que a razão começou a tomar parte no processo de desvendamento da vida. A Filosofia passa então a focar sua atenção à concepção do mundo e "as causas da transformação da natureza", como tão bem colocou a Professora Débora.

E um século depois um novo e determinante passo é dado quando se exalta o modelo de democracia, confirmando o Direito do Homem à igualdade perante as Leis. Conduzia-se naquele instante os cidadãos para o legado de sua participação efetiva na sociedade.

Em sua jornada olímpica na construção do óbvio e do destrono do mítico, ela torna-se, a todo instante, cada vez mais a própria alma da existência do todo.

Acho que me prolonguei além do que devia, entretanto firmo aqui minhas impressões e faço o registro de minha convicção de que se bem aproveitada, as lições que tomaremos estará entre os grandes diferenciais responsáveis por um advogado de sucesso!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito valioso e servirá de embasamento para novos questionamentos. Obrigado por participar!

  ©Template by Dicas Blogger.